Minha aposentadoria
Economia INSS recebe reforço de 319 servidores públicos da Infraero

INSS recebe reforço de 319 servidores públicos da Infraero

A movimentação, autorizada pelo Ministério da Economia, faz parte das alternativas do governo para redução de novas contratações

Com extinção da Infraero, funcionáros vão para o INSS

Com extinção da Infraero, funcionáros vão para o INSS

BRUNO ROCHA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai receber um reforço no seu quadro de funcionários com 319 servidores públicos da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), que deverá ser extinta. A movimentação foi autoriazada nesta quarta-feira (9/10) pelo Ministério da Economia.

Leia mais: INSS concede menos da metade dos pedidos de aposentadoria em 2019

A Portaria nº 4.656, publicada no Diário Oficial da União, é uma das alternativas do governo federal para redução de novas contratações por meio de concursos públicos.

De acordo com o presidente do INSS, Renato Vieira, os funcionários remanejados da Infraero não atuarão em concessão de benefícios.

“A chegada dos funcionários da Infraero ajuda a recompor o quadro de servidores que estão se aposentando, especialmente na área meio. Isso permite que técnicos e analistas do Seguro Social possam atuar na concessão de benefícios”, explicou.

Segundo o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoas, Wagner Lenhart, a medida visa aprimorar o desempenho institucional da autarquia ao ampliar o seu quadro de pessoal. “Além de ajudar a atender às necessidades de pessoal do INSS, essa movimentação promove maior eficiência nos gastos públicos”, esclareceu Lenhart.

Avançando no objetivo de modernização do estado, o INSS, em julho, tornou digital todos os seus serviços prestados à sociedade, possibilitando a sua realização à distância. A média mensal de atendimentos por esses serviços nas agências era de mais de 700 mil.

Movimentação

A Portaria nº 193, de 3 de julho de 2018, torna a ferramenta de movimentação uma alternativa imediata para a recomposição do quadro de pessoal de órgãos do governo federal.

Em agosto, o Ministério já havia reforçado o quadro de pessoal do INSS a partir do estabelecido nessa portaria. Foram movimentados para o instituto 62 empregados públicos da Valec (Engenharia, Construções e Ferrovias S.A). Apenas com essas duas movimentações, o INSS teve um acréscimo de quase 400 servidores em seu quadro.