Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lançamentos residenciais na cidade de São Paulo devem cair 10% em 2015, diz Secovi-SP

Economia|

Por Marcela Ayres

SÃO PAULO (Reuters) - Os lançamentos de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo devem cair 10 por cento em 2015, a 28,5 mil unidades, tendo como pano de fundo o expressivo aumento do estoque não vendido no ano passado, divulgou a entidade que representa o setor, Secovi-SP, nesta quarta-feira.

Em coletiva de imprensa, o presidente do sindicato, Claudio Bernardes, disse que a projeção já lhe parece conservadora em função da condição política que o país apresenta hoje, além da preocupação com a macroeconomia.

"Nunca vi um início de governo federal tão desacreditado", afirmou.

Publicidade

Em 2014, o estoque de imóveis não vendidos na cidade de São Paulo chegou a 27,3 mil unidades, no pior desempenho em pelo menos 10 anos e contra cifra de 19,7 mil em 2013.

Na opinião do economista-chefe da entidade, Celso Petrucci, isso deverá fazer com que as incorporadoras se concentrem basicamente na venda de imóveis que já estão prontos durante o ano.

Publicidade

Apesar do avanço no estoque não fazer o Secovi-SP apostar em uma queda de preços para os consumidores, o vice-presidente de incorporação e terrenos do sindicato, Emilio Kallas, pontuou que o ano deverá ser um dos melhores para compra de imóveis em função da perspectiva de aumentos futuros de preços. A perspectiva é por conta de outorgas mais caras no âmbito do novo plano diretor da cidade, aprovado em 2014.

"Os imóveis vão subir de preço no futuro. Em 2015, o estoque alto não vai deixar os preços descolarem muito", disse ele, acrescentando que a maior parte dos imóveis que serão lançados neste ano foram aprovados sob o plano diretor antigo. No ano passado, houve aumento real médio de 0,4 por cento nos preços na cidade.

Publicidade

Para as vendas de imóveis residenciais novos na capital paulista, a previsão do Secovi-SP é de estabilidade a avanço de 10 por cento em 2014, a depender da melhoria do cenário político e macroeconômico.

Porém, Petrucci acrescentou a jornalistas que a entidade também trabalha com a perspectiva de queda de 10 por cento nas vendas durante o ano, no limite de um cenário mais desafiador.

None

2014

No ano passado, o número de lançamentos na cidade de São Paulo caiu 7 por cento sobre 2013, a 31,7 mil unidades, contra expectativa anterior do Secovi-SP de 26 mil unidades no ano.

Segundo o presidente do Secovi-SP, a queda só não foi maior pelo desempenho observado nos últimos dois meses de 2014, durante os quais os lançamentos responderam sozinhos por mais de um terço do total lançado durante todo o ano.

As vendas, por sua vez, despencaram 35,2 por cento no ano passado, a 21,6 mil unidades, abaixo de projeção atualizada pela entidade em novembro de 24 mil no ano.

No mês de dezembro, somente, os lançamentos subiram 3,4 por cento sobre um ano antes, a 4.675 unidades. Enquanto isso as vendas cresceram 16,5 por cento na comparação anual, a 3.252 unidades.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.