Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Líderes da UE devem mostrar solidariedade com pacote para coronavírus, diz Rehn, do BCE

MACRO-BCE-REHN:Líderes da UE devem mostrar solidariedade com pacote para coronavírus, diz Rehn, do BCE

Economia|

HELSINQUE (Reuters) - Olli Rehn, autoridade do Banco Central Europeu, disse nesta quarta-feira que a União Europeia deve concordar com um pacote para lidar com o impacto econômico do novo coronavírus, especialmente para países mais fracos, acrescentando que o futuro do bloco como uma comunidade política está em risco.

Os chefes de Estado da UE se reunirão por videoconferência na quinta-feira para discutir a resposta econômica do bloco à nova pandemia de coronavírus, já que se espera que as medidas de bloqueio para retardar sua disseminação levem a uma recessão econômica grave.

"Acho essencial que o Conselho Europeu elabore um pacote convincente amanhã para mitigar os efeitos econômicos da crise, especialmente para os países mais fracos", disse Rehn, presidente do banco central da Finlândia, em entrevista coletiva.

"O futuro da Europa como comunidade política também está em jogo", acrescentou Rehn.

Publicidade

Ele pediu aos Estados do bloco que melhorem a cooperação pan-europeia.

"As dificuldades causadas pelo vírus não se devem à administração imprudente das finanças de nenhum país. Portanto, é necessário apoiar os países mais severamente atingidos", afirmou.

Publicidade

Rehn prometeu que o Conselho do BCE fará todo o necessário para garantir condições de financiamento favoráveis.

Rehn disse que parece provável que a economia mundial recuará pelo menos tanto quanto durante a crise financeira de 2008, e mais abruptamente.

Publicidade

"Mais da metade dos membros do Fundo Monetário Internacional entrou em contato com o Fundo para financiamento de emergência", disse Rehn, acrescentando que isso nunca havia acontecido antes.

(Por Anne Kauranen)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.