Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lucro da Ericsson supera estimativas após demanda por 5G compensar perdas na China

ERICSSON-RESULTADOS-5G:Lucro da Ericsson supera estimativas após demanda por 5G compensar perdas na China

Economia|

Por Supantha Mukherjee

ESTOCOLMO (Reuters) - A Ericsson divulgou nesta terça-feira um lucro trimestral acima das projeções do mercado, à medida que a demanda global por equipamentos de telecomunicações para 5G compensou um recuo na participação de mercado na China continental.

As ações da companhia chegaram a subir 8% na esteira do anúncio dos resultados.

A empresa sueca vem perdendo negócios na China desde que a Suécia baniu a chinesa Huawei do lançamento de seu 5G. A proporção do país asiático na receita do grupo está agora na parte baixa do patamar de um dígito, ante mais de 11% em comparação ao período anterior à proibição, disse a Ericsson.

Publicidade

No entanto, isso foi compensado pela demanda robusta em outros lugares.

"Vimos a América do Norte continuar a crescer muito fortemente e expandimos lá 16% no trimestre em moeda constante", disse o diretor financeiro Carl Mellander.

Publicidade

A Ericsson também conseguiu crescer na Europa e na América Latina em seu quarto trimestre fiscal.

A China começou cedo na implantação de redes 5G - que prometem velocidades mais rápidas e desenvolvimento de tecnologias como cirurgia remota -, mas outros países estão se atualizando. Até agora, a Ericsson assinou 170 contratos 5G.

Publicidade

"Achamos que ainda estamos relativamente no início do lançamento do 5G se você olhar para o mundo, então continuaremos vendo uma boa demanda por 5G daqui para frente", disse o presidente-executivo Börje Ekholm em teleconferência.

O lucro operacional ajustado da empresa no trimestre subiu para 11,9 bilhões de coroas suecas (1,28 bilhão de dólares), frente a 11 bilhões de coroas suecas no mesmo período do ano anterior, superando a média das estimativas de analistas de 10,30 bilhões, segundo dados da Refinitiv.

Excluindo os encargos de reestruturação, o lucro operacional subiu para 12,3 bilhões de coroas suecas.

Enquanto a receita trimestral total da Ericsson aumentou 2% para 71,3 bilhões de coroas suecas, acima das projeções de 68,33 bilhões, as vendas na China continental caíram 1,8 bilhão de coroas.

As operações na China continental provavelmente verão uma queda na receita por pelo menos mais um trimestre, disse Mellander.

Os lucros do primeiro trimestre de 2021 também serão afetados pela batalha judicial da Ericsson com a Apple sobre pagamentos de royalties e a companhia espera que a receita de patentes do primeiro trimestre seja de 1 a 1,5 bilhão de coroas suecas, abaixo dos 2,4 bilhões reportados no quarto trimestre.

A Ericsson, que registrou fluxo de caixa trimestral recorde, vem ampliando seu portfólio 5G por meio de aquisições. A companhia gastou mais de 7 bilhões de dólares na compra de duas empresas.

"M&A (fusões e aquisições) é parte de nosso arsenal de políticas para criação de valor... podemos esperar ver mais atividades de M&A", disse Mellander.

(Reportagem de Supantha Mukherjee)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.