Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lucro da Sabesp recua 16,8% no 2º tri afetado por pandemia e câmbio; Ebitda cresce

EMPRESAS-SABESP-RESULTS:Lucro da Sabesp recua 16,8% no 2º tri afetado por pandemia e câmbio; Ebitda cresce

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - A Sabesp teve lucro líquido de 378,2 milhões de reais no segundo trimestre, queda de 16,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, afetado por medidas adotadas em razão da instabilidade econômica no país com a pandemia de Covid-19, além de efeitos cambiais.

O resultado operacional medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado, porém, cresceu 28,4% ano a ano, para 1,58 bilhão de reais, com aumento da margem Ebitda ajustada de 30,8% para 35,7%.

A companhia destacou acordo com o município de Mauá em junho, que gerou um aumento de 193,6 milhões na receita operacional, bem como operação no município de Santo André em agosto do ano passado, que representou acréscimo 73,4 milhões na receita operacional bruta ante o segundo trimestre de 2019.

Entre os reflexos adversos da pandemia, a Sabesp citou redução nas receitas com clientes comerciais e industriais, postergação do reajuste tarifário e isenção no pagamento dos clientes das categorias de uso 'Residencial Social' e 'Residencial Favela'.

Publicidade

A companhia também reportou aumento de 36,4 milhões de reais, para 117,18 milhões de reais, nas despesas com perdas calculadas com créditos de liquidação duvidosa, citando elevação do nível de inadimplência e da expectativa de aumento nas perdas futuras, decorrente da queda na arrecadação dos municípios e do aumento dos pedidos de falência.

Nesse contexto, a receita operacional líquida somou 4,43 bilhões de reais entre abril e junho, incremento de 10,9% frente ao mesmo trimestre de 2019, também beneficiada por reajuste tarifário a partir de maio do ano passado.

Publicidade

O volume faturado de água e esgoto da companhia de saneamento básico do Estado de São Paulo alcançou 986,4 milhões de metros cúbicos no segundo trimestre, alta de 3,2% frente ao mesmo intervalo de 2019.

O resultado financeiro ficou negativo em 675,5 milhões de reais, um salto em relação ao desempenho negativo de 155,6 milhões de reais no segundo trimestre de 2020.

Publicidade

De acordo com dados disponíveis ma Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta sexta-feira, o efeito nas variações monetárias e cambiais líquidas no segundo trimestre foi 523 milhões de reais acima do valores do mesmo período de 2019.

No segundo trimestre, o investimento somou 1,3 bilhão de reais, sendo que 514,3 milhões de reais não afetaram o caixa.

A Sabesp disse que encerrou o segundo trimestre com 3,366 bilhões de reais em caixa e equivalentes de caixa, de 2,253 bilhões no final de 2019.

(Por Paula Arend Laier)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.