Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lucro líquido do Santander Brasil fica abaixo das estimativas no 4º tri

SANTANDER-BALAN-O-LUCRO:Lucro líquido do Santander Brasil fica abaixo das estimativas no 4º tri

Economia|

Por Carolina Mandl

SÃO PAULO (Reuters) - O Santander Brasil divulgou nesta quarta-feira um lucro abaixo do esperado para o quarto trimestre, à medida que as provisões aumentaram em um ritmo mais rápido do que um ano antes, bem como custos mais altos na aquisição de clientes.

O banco registrou um lucro líquido de 3,880 bilhões de reais, uma queda de cerca de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior e abaixo das projeções de analistas em pesquisa da Refinitiv, de 4,309 bilhões.

As provisões para devedores duvidosos subiram 28,1% para 3,693 bilhões de reais, superando o crescimento da carteira de crédito no mesmo período. Ainda assim, a margem financeira liquida subiu quase 10% ano a ano, para 10,457 bilhões de reais.

Publicidade

Apesar da desaceleração econômica do Brasil, a carteira de crédito do banco cresceu 2,8% no trimestre impulsionada pelo crédito ao consumidor.

O índice de inadimplência acima de 90 dias do banco subiu pelo terceiro trimestre consecutivo e atingiu 2,7%, 0,3 ponto percentual acima do registrado no trimestre imediatamente anterior. Em comunicado, o Santander Brasil disse que o aumento está em linha com o crescimento de sua carteira de crédito e desembolso de linhas de crédito.

Publicidade

Ainda assim, o banco conseguiu manter o retorno sobre o patrimônio líquido - indicador de rentabilidade - em 20% no quarto trimestre.

O presidente do conselho de administração Sérgio Rial e o recém-nomeado presidente-executivo Mario Leão discutirão os resultados e as perspectivas para 2022 com analistas e jornalistas no final da manhã.

(((Reportagem de Carolina Mandl))

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.