Economia Mann, do BC britânico, acredita que inflação no Reino Unido está sob controle

Mann, do BC britânico, acredita que inflação no Reino Unido está sob controle

MACRO-BOE-MANN:Mann, do BC britânico, acredita que inflação no Reino Unido está sob controle

Reuters - Economia

Por David Milliken

LONDRES (Reuters) - Famílias, empresas e os mercados financeiros britânicos continuam confiantes de que o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) retornará a inflação a sua meta de 2%, disse a autoridade do banco central Catherine Mann, após dados oficiais desta quarta-feira mostrarem a taxa de inflação numa máxima em dez anos.

O presidente do BoE, Andrew Bailey, disse na segunda-feira ter ficado preocupado no mês passado com a possibilidade de os mercados perderem a fé no compromisso da autoridade monetária com o combate à inflação, o que por sua vez o levou a sinalizar que um aumento de juros estava próximo.

O BoE não aumentou os custos dos empréstimos em sua reunião de novembro, pegando investidores de surpresa, uma vez que pensaram que Bailey havia insinuado que um aumento estava iminente. Mas os mercados financeiros esperam que os juros subam no próximo mês, após fortes dados de empregos e um salto da inflação para 4,2%.

Mann, que se juntou ao Comitê de Política Monetária do BoE em setembro, disse em evento online organizado pelo JP Morgan esperar que a inflação mais alta se mostre temporária.

Últimas