Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Medidas garantem abastecimento de energia em 2021, diz ONS

ENERGIA-ONC-ENERGIA-CRISE:Medidas garantem abastecimento de energia em 2021, diz ONS

Economia|

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Medidas preventivas adotadas pelo Organizador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), diante da pior crise hidrológica desde 1930, vão garantir o abastecimento de energia no Brasil neste ano, defendeu o órgão em comunicado neste sábado, após ser consultado sobre eventuais riscos de déficit de oferta de geração.

O órgão disse que realiza estudos, análises e avaliações de cenários para um horizonte de até cinco anos e admitiu que uma nota técnica com projeções para o período de junho a novembro de 2021 chegou a apontar riscos, mas disse que esse cenário deverá ser descartado com medidas que têm sido encaminhadas pelo governo.

"O único cenário em que há risco de déficit é o cenário de referência, utilizado para demonstrar que ações precisavam ser tomadas com o intuito de evitar essa ocorrência", disse o ONS.

"Sendo assim, diversas medidas foram aprovadas pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico - CMSE e já estão em curso, o que faz com que esse cenário não se concretize e se garanta o fornecimento de energia e potência em 2021."

Publicidade

Dentre as ações em curso, o ONS destacou a flexibilização das restrições hidráulicas dos aproveitamentos localizados nas bacias dos rios São Francisco e Paraná; aumento da geração térmica e da garantia do suprimento de combustível para essas usinas; importação de energia da Argentina e do Uruguai, além de campanha de uso consciente da água e da energia.

No comunicado, o ONS ressaltou ainda que o país passa por uma crise hídrica e que nos últimos sete anos os reservatórios das hidrelétricas receberam um volume de água inferior à média histórica. A crise pressiona sistema de geração do Brasil, fortemente dependente de hidrelétricas.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.