Mensalidades escolares variam mais de 100% em 10 anos, diz Procon

Análise do ICV do Dieese feita pelo Procon de São Paulo revela que os vencimentos de escolas particulares variaram 104,29% na última década

Em 10 anos, mensalidades escolares variaram 104,29%

Em 10 anos, mensalidades escolares variaram 104,29%

Agência Brasil

Nos últimos dez anos as mensalidades de escolas particulares tiveram uma variação de 104,29%. É o que aponta a análise do ICV (Índice de Custo de Vida) do Dieese feita pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania.

Leia mais: Endividamento das famílias sobe para 65,1% em novembro, diz CNC

O ICV do Dieese — composto por itens de alimentação, habitação, equipamentos domésticos, transporte, vestuário, educação e leitura, saúde, recreação, despesas pessoas e diversas — teve uma variação acumulada de 76,16%. Ou seja, as mensalidades escolares, componente do índice, registraram variação bem superior ao índice geral.

Veja também: Cadastro positivo é oportunidade para melhorar saúde financeira

O curso que apresentou a maior variação foi o primeiro ano do fundamental, com 138,72% e, na sequência, o curso maternal (136,39%). Os cursos preparatórios para o vestibular acumularam 91,20% e o curso universitário foi o que registrou menor variação nos últimos dez anos (72,19%).