Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério corta previsão de valor da produção agropecuária do Brasil em 2019

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - O valor bruto da produção agropecuária do Brasil (VBP) deve alcançar 581,6 bilhões de reais neste ano, projetou nesta terça-feira o Ministério da Agricultura, em um corte ante a estimativa anterior, mas ainda assim cerca de 2 por cento acima do registrado em 2018.

Em dezembro, a pasta projetava, de modo preliminar, um VBP de 584,6 bilhões de reais em 2019.

A redução ocorre após lavouras de soja do país, principal item da pauta de exportação brasileira, serem prejudicadas pelo tempo quente e seco, em especial nos Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná.

Entretanto, graças "à melhoria da pecuária, que mostra crescimento em quase todas suas atividades", o VBP em 2019 deve ser 2,1 por cento superior ao de 569,8 bilhões de reais do ano passado, que, por sua vez, ficou aquém dos 582,3 bilhões de 2017.

Publicidade

Segundo o Ministério da Agricultura, os produtos que deram maior sustentação ao VBP no ano passado foram algodão, café e soja, embora cana-de-açúcar e milho também tenham se destacado por "expressiva participação no valor gerado".

Os valores da produção de algodão e de soja, por sinal, foram os maiores registrados na série iniciada em 1989, destacou o ministério. O Brasil colheu um recorde de 120 milhões de toneladas de soja em 2017/18.

Publicidade

Ao contrário do esperado para 2019, o ano que passou não foi favorável para a pecuária, que teve redução de valor em suas principais atividades, como carne bovina, frango, carne suína, leite e ovos. Preços internacionais e retração do consumo interno estão associados a esse desempenho, analisou o coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques.

Do VBP total de 2018, 383,9 bilhões de reais vieram das lavouras e 186 bilhões da pecuária.

Publicidade

None

(Por José Roberto Gomes)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.