Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Movimentação de contêineres em Santos supera 2020 e bate recorde

Recorde de 4,4 milhões de containers representa uma alta de 3,5% ante o recorde anual, aponta Santos Port Authority

Economia|

Embarques somaram 94,8 milhões de toneladas em 2021
Embarques somaram 94,8 milhões de toneladas em 2021 Embarques somaram 94,8 milhões de toneladas em 2021

A movimentação de contêineres no Porto de Santos neste ano até novembro superou o total de 2020, somando o recorde de 4,4 milhões de TEU (contêiner padrão de 20 pés), informou nesta quarta-feira (22) a Santos Port Authority (SPA, na sigla em inglês).

O volume representa uma alta de 3,5% ante o recorde anual anterior registrado em 2020, de 4,2 milhões de TEU, e está 15,4% acima do mesmo período do ano passado.

A expectativa da SPA, estatal que é responsável pela administração do porto, é de encerrar o ano com 4,8 milhões de TEU, alta de 14% em relação a 2020. O porto de Santos possui capacidade total instalada de 5,3 milhões de TEU.

"A distância entre movimentação e capacidade para contêineres vem diminuindo rapidamente. Nosso papel como empresa de planejamento de infraestrutura é assegurar a disponibilidade da oferta antes da chegada da demanda", afirmou o diretor-presidente da SPA, Fernando Biral.

Publicidade

A autoridade destacou em nota que o porto atingiu o melhor resultado da história considerando o volume de todas as cargas no acumulado do ano, chegando a 134,81 milhões de toneladas. Os embarques somaram 94,8 milhões de toneladas, enquanto os desembarques atingiram 40 milhões de toneladas.

O destaque dos embarques foi o complexo soja, que registrou aumento de 5,4%, alcançando 29 milhões de toneladas. Em novembro, a carga apresentou aumento no ritmo dos embarques, atípico para a ocasião, avançando 102,3% ante o mesmo mês do ano anterior, para um milhão de toneladas.

Publicidade

Também as carnes tiveram desempenho positivo entre os embarques, crescendo 1,7%, para 1,5 milhão de toneladas até novembro, mostraram os dados. Entre os desembarques, destaque mais uma vez para os adubos, que atingiram 7,3 milhões de toneladas, aumento de 25,2%.

"Os fertilizantes em geral têm crescido, o que reforça a importância de termos mais um terminal dedicado em Santos”, acrescentou Biral, em relação à área STS 53, que será leiloada no ano que vem e está com consulta pública aberta até 16 de janeiro próximo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.