Imposto de Renda 2018
Economia O que acontece com quem não declarar Imposto de Renda?

O que acontece com quem não declarar Imposto de Renda?

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo explica que contribuintes que descumprirem prazos podem pagar multa

Imposto de Renda

Declarações devem ser entregues até o dia 30 de abril

Declarações devem ser entregues até o dia 30 de abril

Tom Vieira Freitas /Fotoarena/Folhapress - 26.12.2017

As declarações do Imposto de Renda 2018, ano base 2017, devem ser enviadas para a Receita Federal até o dia 30 de abril. O internauta do R7 Roberto Rodrigues usou as redes sociais para saber o que acontece com os brasileiros que não declararem o Imposto de Renda.

A presidente do CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), Marcia Ruz Alcazar, explicou que os contribuintes obrigados a fazerem a declaração que descumprirem o prazo estão sujeitos a pagar multa.

“O contribuinte obrigado a apresentar a declaração, no caso de apresentação após o prazo previsto ou da não apresentação, fica sujeito ao pagamento de multa por atraso, calculada da seguinte forma:

- Existindo imposto devido, multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, incidente sobre o imposto devido, ainda que integralmente pago, observados os valores mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido;

- Inexistindo imposto devido, multa de R$ 165,74.”