Finanças Pessoais
Economia Onde consultar para saber se você está com nome sujo

Onde consultar para saber se você está com nome sujo

Boa Vista SCPC e Serasa oferecem serviço pela internet gratuitamente

Onde consultar para saber se você está com nome sujo

Ao acessar site, consumidor sabe na hora se tem alguma dívida

Ao acessar site, consumidor sabe na hora se tem alguma dívida

Reprodução

Há alguns anos, consultar o nome em cadastros de inadimplentes exigia que o consumidor saísse de casa. Mas já é possível fazer isso pela internet, tablet ou smartphone. As duas principais empresas que listam devedores no País oferecem o serviço gratuitamente.

Quem tiver interesse pode se cadastrar nos sites do SerasaConsumidor (http://www.serasaconsumidor.com.br/) e da Boa Vista SCPC (http://www.boavistaservicos.com.br/consumidor-positivo/consulta-cpf-gratis/). É importante consultar os dois bancos de dados porque pode acontecer de a pessoa não estar negativada em um, mas estar no outro.

Antes, preste atenção se aparece o cadeado no seu navegador, indicando que o site está seguro. Ambos os serviços enviam SMS para o seu celular como procedimento de verificação.

A Boa Vista oferece o serviço desde 2012 e já registrou cerca de 20 milhões de consultas de CPF. Mesmo assim, ainda disponibiliza locais físicos onde o consumidor pode fazer checagem. Para saber os endereços, basta ligar no (11) 3003-0101.

Já a Serasa iniciou a consulta online há pouco mais de duas semanas e já tem mais de 700 mil inscritos. Desde então, o site recebeu 4 milhões de visitantes. Ainda é possível ir pessoalmente a uma das 34 agências em todo o País (consulte pelo site http://www.serasaconsumidor.com.br/atendimento/agencias/) ou solicitar a consulta por meio de carta.