Economia Parecer da reforma administrativa preserva estabilidade de todos os servidores, diz relator

Parecer da reforma administrativa preserva estabilidade de todos os servidores, diz relator

POLITICA-ADMINISTRATIVA-MAIA-RELATORIO:Parecer da reforma administrativa preserva estabilidade de todos os servidores, diz relator

Reuters - Economia

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O relator da reforma administrativa, deputado Arthur Maia (DEM-BA), afirmou nesta terça-feira que seu parecer preserva direitos adquiridos de servidores e mantém a estabilidade para os atuais e os novos funcionários.

Maia explicou ainda que retirou do texto, a ser protocolado no fim desta tarde, trecho que tratava do chamado vínculo de experiência, período temporário em que os servidores precisam executar suas funções e têm seu desempenho avaliado.

O relator decidiu então, por identificar muitas resistências a esse tópico entre parlamentares, retirar este ponto e restabelecer o estágio probatório, como já ocorre atualmente.

O deputado decidiu, no entanto, aumentar o número de avaliações pelas quais o funcionário terá de passar neste período de estágio probatório.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) originalmente encaminhada pelo governo ao Congresso limitava a estabilidade para os novos servidores e trazia a figura do vínculo de experiência. A expectativa é que seja votada na comissão entre os dias 14 e 15 de setembro.

Últimas