Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Petrobras e parceiras aprovam conceito para BM-C-33 com foco em óleo condensado e gás

ENERGIA-PETROBRAS-CONCEITO:Petrobras e parceiras aprovam conceito para BM-C-33 com foco em óleo condensado e gás

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras aprovou, em conjunto com suas parceiras Repsol Sinopec e Equinor, o conceito de desenvolvimento do bloco BM-C-33, localizado no pré-sal da Bacia de Campos e operado pela companhia norueguesa, informou a estatal nesta quinta-feira.

Segundo a Petrobras, foram descobertas três acumulações de gás e condensado (óleo leve) no bloco, a cerca de 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, denominadas Pão de Açúcar, SEAT e Gávea.

A companhia destacou que as datas para os próximos marcos decisórios e o início da produção ainda serão definidos entre as empresas parceiras, lideradas pela Equinor.

"O conceito aprovado baseia-se na produção por poços conectados a um FPSO, com capacidade para processar óleo condensado e gás produzidos e especificá-los para a venda", disse a Petrobras em comunicado, acrescentando que a operação também envolverá transferências por navios aliviadores e transporte para a costa via gasoduto submarino conectado ao Terminal de Cabiúnas.

Publicidade

A companhia prevê capacidade de processamento de 20 mil metros cúbicos por dia de óleo condensado no FPSO. A produção de gás será de 16 milhões de metros cúbicos diários, com vazão média de exportação de gás natural de 14 milhões de m³/dia.

Equinor e Repsol Sinopec possuem 35% cada na parceria para o desenvolvimento da concessão, enquanto a Petrobras detém 30%.

(Por Gabriel Araujo)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.