Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Petrobras obtém mais de R$3 bi em ressarcimentos por Lava Jato após pagamento da SBM

Economia|

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras recebeu até agora mais de 3 bilhões de reais em restituições feitas por empresas e pessoas envolvidas em casos de corrupção investigados pela operação Lava Jato, apontaram dados compilados da companhia e do governo nesta segunda-feira.

O montante inclui pagamento de 549 milhões de reais realizado à Petrobras na sexta-feira pela maior empresa de afretamento de plataformas no mundo, a SBM Offshore, também uma das principais fornecedores da Petrobras.

O pagamento da SBM, que se soma aos mais de 2,5 bilhões de reais recebidos pela Petrobras até agosto, foi fruto de acordo de leniência com o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU), reiteraram a pasta e o órgão nesta segunda-feira.

Publicidade

Assinado em julho, o acordo com a SBM previa a restituição da primeira parte dos valores --em até 90 dias--, sendo 264 milhões de reais relativos à multa administrativa e 285 milhões de reais em antecipação de danos.

No total, a empresa holandesa se comprometeu a pagar 1,22 bilhão de reais.

Publicidade

Em meio às investigações da Operação Lava Jato, a SBM foi acusada no Brasil de irregularidades em contratos com a Petrobras.

A segunda parcela do acordo de leniência, previsto na Lei Anticorrupção, inclui o abatimento do valor de cerca de 667 milhões de reais, em pagamentos futuros, devidos pela Petrobras à SBM, com base em contratos vigentes de afretamento e operação.

Publicidade

O total em ressarcimentos obtidos até o momento, no entanto, representa uma parcela inferior a 10 por cento do que a empresa espera receber como vítima dos casos de corrupção.

Em 28 de agosto, a Petrobras informou em nota que ainda buscava o ressarcimento de mais de 40 bilhões de reais referentes a indenizações e multas no âmbito da Lava Jato.

None

(Por Marta Nogueira)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.