Economia Petrobras tem aprovação do Cade para adquirir fatia da Equinor em dois blocos no ES

Petrobras tem aprovação do Cade para adquirir fatia da Equinor em dois blocos no ES

ENERGIA-PETROBRAS-EQUINOR:Petrobras tem aprovação do Cade para adquirir fatia da Equinor em dois blocos no ES

Reuters - Economia

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras recebeu aprovação do órgão de defesa da concorrência para operações de aquisição de fatias da norueguesa Equinor em dois blocos para a exploração de petróleo e gás na Bacia do Espírito Santo.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu aval sem restrições para os negócios, que envolvem os blocos ES-M-598 e ES-M-673, segundo despacho publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

Em ambos os ativos, a Equinor detinha uma fatia de 40% e atuava como líder e operadora em parceria com a Petrobras (40%) e a Enauta. Após os negócios, a Petrobras passará a ter 80% em ambas as concessões.

As empresas disseram ao Cade que as operações mitigam a exposição da Equinor a "risco geológico e financeiro", enquanto a Petrobras "almeja aumentar seu percentual na referida concessão, em que vê méritos geológicos".

Na transação pelo bloco ES-M-598, o negócio envolve substituição de garantias pela Petrobras, referentes ao cumprimento do programa exploratório mínimo, e ainda um pagamento de 44,7 milhões pela Equinor à estatal brasileira, segundo parecer do Cade.

Os documentos do Cade não detalham os termos envolvidos na aquisição do bloco ES-M-673.

(Por Luciano Costa)

Últimas