Economia Plano B do trabalhador, franquia requer dedicação. Veja erros e acertos

Plano B do trabalhador, franquia requer dedicação. Veja erros e acertos

Quem quer ser dono do próprio negócio precisa estudar o setor no qual quer trabalhar

Plano B do trabalhador, franquia requer dedicação. Veja erros e acertos

Uma boa oportunidade para conhecer as franquias e escolher o segmento que mais se identifica é a ABF Franchising Expo

Uma boa oportunidade para conhecer as franquias e escolher o segmento que mais se identifica é a ABF Franchising Expo

Marcio Ribeiro/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

Em busca de uma alternativa para o aumento das demissões ou como um plano B para quem quer ter o negócio próprio, as franquias são uma alternativa interessante, mas precisam de dedicação integral e paciência para dar certo. Confira no quadro abaixo os principais erros e acertos desse setor.

De acordo com o especialista Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise (consultoria especializada em estruturação e implantação de redes de franquias), os candidatos a franqueados devem pesquisar muito sobre o setor e ter em mente que a franquia, assim como um negócio independente, vai exigir muito trabalho do dono.

Rizzo conta que um dos principais erros dos franqueados é não ter a quantidade de dinheiro necessária para a operação do negócio, não só para a abertura da franquia.

— Parece utópico, mas a recomendação é que o futuro franqueado tenha pelo menos três vezes o valor necessário para iniciar o negócio, especialmente para que se proteger dos períodos de queda do negócio.

Demitido, gerente abre franquia com indenização e já pensa em 2ª loja

Falência de franquias é oito vezes menor do que em negócios do varejo

Feira de franquias

O especialista afirma ainda que uma boa oportunidade para conhecer as franquias e escolher o segmento que mais se identifica é a ABF Franchising Expo, que acontece em São Paulo até sábado (27).

A ABF Expo, a maior feira de franquias do mundo, acontece até sábado (27) em São Paulo, e vai reunir 480 marcas expositoras, que esperam receber 62 mil visitantes. Devido ao tamanho do evento, Rizzo sugere que o candidato a franqueado priorize a visita aos stands dos negócios que tenha interesse e não subestime o tempo necessário para cada stand.

— O ideal é que cada visita, inicialmente, não ultrapasse 15 minutos. Nesta etapa, procure descartar imediatamente as franquias que não lhe interessaram.

Quer abrir o próprio negócio? Confira 41 opções de franquias que custam até R$ 25 mil