Economia Plantio de soja avança para 93% da área no RS; chuvas favorecem lavouras

Plantio de soja avança para 93% da área no RS; chuvas favorecem lavouras

COMMODS-SOJA-RS:Plantio de soja avança para 93% da área no RS; chuvas favorecem lavouras

Reuters - Economia

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio da soja alcançou 93% da área prevista para o Rio Grande do Sul em 2020/21, de mais de 6 milhões de hectares, após um atraso inicial decorrente da seca.

O desenvolvimento agora foi favorecido pelas precipitações ocorridas na última semana, "apesar de volumes e intensidades variadas nas diversas regiões produtoras do Estado", disse a Emater em nota nesta quarta-feira.

O Estado é o terceiro produtor de soja do Brasil, atrás de Mato Grosso e Paraná.

No milho, as chuvas na maioria das regiões do Estado também colaboraram com o avanço dos plantios, que já alcançam 90% da área, além de contribuírem para a melhoria do desenvolvimento dos cultivos.

Segundo a Emater, 29% das lavouras de milho implantadas estão em germinação e desenvolvimento vegetativo, 18% estão em floração, 35% em enchimento de grãos, 14% em maturação e 4% já foram colhidas.

Apesar de esparsas e com volumes variados, as precipitações ainda contribuíram para a reposição dos mananciais hídricos e o desenvolvimento dos cultivos de arroz, que estão 94% em germinação e desenvolvimento vegetativo e 6% em floração, segundo a Emater.

(Por Redação São Paulo)

Últimas