Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Positivo Tecnologia tem salto no lucro do 4º tri, ações disparam

TECH-POSITIVO-RESULTS:Positivo Tecnologia tem salto no lucro do 4º tri, ações disparam

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - A Positivo Tecnologia teve lucro líquido de 149,76 milhões de reais no quarto trimestre, impulsionada pelos efeitos das medidas de isolamento social e por ganhos tributários não recorrentes, informou a fabricante de computadores, celulares e outros produtos eletrônicos na noite de segunda-feira.

As ações da companhia saltavam cerca 9,5%, a 5,42 reais, às 11h37. Os papéis não fazem parte do Ibovespa, que tinha uma desvalorização no horário de 0,28%.

"Para 2021, os institutos de pesquisas indicam um nível crescente de demanda, com estimativas de consumo trimestral superiores aos volumes de 2019 e 2020", afirmou a Positivo no balanço.

Segundo a companhia, as vendas de PCs no Brasil no quarto trimestre subiram 20,75% sobre um ano antes, para quase 2 milhões de unidades e encerraram 2020 em 6,3 milhões. Para 2021, a expectativa da Positivo e da empresa de pesquisa IDC, citada no balanço, é que as vendas de computadores no país cresçam 9,5%, para 6,9 milhões de unidades.

Publicidade

Além disso, a empresa afirmou no resultado que "segundo especialistas do setor, é esperada a manutenção da demanda aquecida por um longo período, podendo fazer com que ocorra um aumento de 15% a 20% no tíquete médio brasileiro de computadores em 2021".

Além de computadores, tablets - segmento que a empresa voltou a explorar no quarto trimestre -, celulares e dispositivos para aplicações de casa inteligente, a Positivo também tem pela frente encomendas de urnas eletrônicas, depois que venceu licitação em julho do ano passado do Tribunal Superior Eleitoral.

Publicidade

A empresa afirmou que já tem encomendas para 147 mil urnas eletrônicas, um faturamento esperado de cerca de 650 milhões de reais, para entrega confirmada este ano e em 2022. A expectativa é 40% do faturamento esperado ocorra neste ano.

O balanço da companhia foi impulsionado contabilmente por ganhos tributários que incluíram 139 milhões de reais relativos à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins. Em termos ajustados, a Positivo teve lucro líquido de 57 milhões de reais no quarto trimestre ante 20,85 milhões no mesmo período de 2019.

Publicidade

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado foi de 95 milhões de reais, mais que o dobro em relação 39,1 milhões apurados um ano antes. A margem da empresa subiu 3,7 pontos para 10,7%.

A companhia fechou 2020 com uma relação dívida líquida sobre Ebitda de 1,4 vez, queda ante o nível de 1,9 vez de 2019.

(Por Alberto Alerigi Jr.; edição Paula Arend Laier)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.