Economia Preços ao produtor na Alemanha têm alta recorde de 24,2% em dezembro

Preços ao produtor na Alemanha têm alta recorde de 24,2% em dezembro

MACRO-ECONOMIA-ALEMANHA-PRODUTOR:Preços ao produtor na Alemanha têm alta recorde de 24,2% em dezembro

Reuters - Economia

BERLIM (Reuters) - Os preços ao produtor alemão subiram 24,2% em dezembro na comparação com um ano antes, com preços mais altos de energia impulsionando o salto anual recorde, mostraram dados oficiais nesta quinta-feira.

O salto em relação a dezembro de 2020 foi o maior aumento anual desde o início da série histórica, em 1949, quando a Agência Federal de Estatísticas da Alemanha começou a compilar os números de preços ao produtor, disse a agência.

A leitura de dezembro marca o terceiro mês seguido de aumento expressivo, depois que outubro e novembro apresentaram altas de 18,4% e 19,2%, respectivamente.

A expectativa média entre analistas consultados pela Reuters era de um aumento anual de 19,4%.

Em comparação com um mês antes, os preços ao produtor também registraram alta recorde de 5%, contra 0,8% em novembro.

Os preços da energia subiram 69% ante dezembro de 2020, disse a agência. Excluindo os preços da energia, a inflação ao produtor subiu 10,4% no ano.

Os preços ao produtor são considerados um indicador antecedente da inflação. Eles são registrados na porta da fábrica --antes que os produtos sejam processados ​​ou colocados à venda-- e podem fornecer uma sinalização antecipada das tendências de preços ao consumidor.

(Por Miranda Murray)

Últimas