Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Preços de importados na Alemanha sobem têm maior alta em 40 anos em agosto

MACRO-ALEMANHA-IMPORTACAO:Preços de importados na Alemanha sobem têm maior alta em 40 anos em agosto

Economia|

BERLIM (Reuters) - Os preços de importados na Alemanha aumentaram no ritmo mais rápido em 40 anos no mês passado, impulsionados por um salto nos preços do petróleo e do gás, e os gargalos na cadeia de abastecimento para matérias-primas pioraram ainda mais, apontando para um novo aumento nos preços aos consumidores.

Os preços de importados saltaram 16,5% em agosto em relação ao ano anterior, informou a Agência Federal de Estatísticas alemã nesta quarta-feira, patamar acima das previsões de economistas de alta de 16,1%, ante 15,0% em julho.

O aumento de agosto foi o maior desde setembro de 1981, quando a segunda crise do petróleo elevou os preços em 17,4%.

Ao mesmo tempo, os gargalos na cadeia de abastecimento que afetam as empresas alemãs pioraram ainda mais, mostrou uma pesquisa publicada pelo instituto Ifo nesta quarta-feira.

Publicidade

Cerca de 77,4% das empresas industriais alemãs relataram dificuldades na aquisição de bens intermediários e matérias-primas neste mês. Entre as montadoras, esse número foi de 97%, informou o Ifo.

"Há muitas encomendas, mas as empresas não conseguem produzi-las agora", disse o economista do Ifo Klaus Wohlrabe. Como resultado, mais empresas estão planejando aumentar os preços, disse o Ifo.

(Por Maria Sheahan)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.