Economia Preços do carvão e do minério de ferro sobem na China

Preços do carvão e do minério de ferro sobem na China

MINERACAO-CARVAO-CHINA:Preços do carvão e do minério de ferro sobem na China

Reuters - Economia

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros das matérias-primas siderúrgicas avançaram nesta terça-feira na China, com o carvão metalúrgico subindo mais de 7% para seu nível mais alto em mais de três meses, com oferta apertada, enquanto a recuperação da produção de aço e a demanda também melhoraram o sentimento altista.

Os futuros de carvão metalúrgico mais negociados na bolsa de Dalian, para entrega em maio, subiram 7,6%, para 2.470 iuanes (388,25 dólares) por tonelada, o maior desde 27 de outubro, seguindo os futuros de carvão térmico de Zhengzhou, que terminaram em alta de 10%.

"As importações de carvão metalúrgico cairão significativamente em fevereiro, já que o estoque de carvão australiano no porto está se esgotando", escreveram analistas da GF Futures em nota, acrescentando que a oferta pode permanecer apertada já que os altos-fornos retomaram as operações.

Outras matérias-primas siderúrgicas na bolsa de Dalian também saltaram. Os contratos futuros de coque subiram 4,4%, para 3.133 iuanes por tonelada no fechamento.

Os futuros de minério de ferro de referência fecharam em alta de 1,1%, a 821 iuanes por tonelada. Eles subiram até 3,5% no início da sessão, acompanhando um minério de ferro spot de 62%, que ganhou 5 dólares, a 147,50 dólares, mostraram dados da consultoria SteelHome.

"Os embarques de minério de ferro das principais mineradoras são normalmente fracos no primeiro trimestre, enquanto a produção de ferro fundido deverá ter uma recuperação marginal durante este período", disse Cheng Peng, analista da SinoSteel Futures.

(Por Min Zhang em Pequim e Enrico Dela Cruz em Manila)

Últimas