Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Produção industrial cresce pelo 5º mês consecutivo, diz pesquisa

Sondagem Industrial, da CNI, também aponta que contratações no setor estão maiores pelo terceiro mês em outubro

Economia|Do R7

Indicador vai de 0 a 100 pontos
Indicador vai de 0 a 100 pontos Indicador vai de 0 a 100 pontos

A atividade industrial cresceu pelo quinto mês consecutivo em outubro, atingindo 58,3 pontos, segundo dados da Sondagem Industrial, divulgada nesta quinta-feira (19) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). 

As contratações no setor também continuam aquecidas, com crescimento pelo terceiro mês consecutivo, ao atingir 54,9 pontos. 

Aumento de exportações industriais traria R$ 376 bi para economia

A pesquisa varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores superiores a 50 representam aumento da produção e do emprego em relação ao mês anterior.

Publicidade

Também houve crescimento na utilização da capacidade instalada média, pelo sexto mês consecutivo. O indicador ficou em 74% em outubro, dois pontos percentuais acima do registrado em setembro. Segundo a pesquisa, o dado foi maior do que o usual para outubro.

Otimismo elevado

Publicidade

Apesar de todos os índices de expectativa recuarem em novembro, pelo segundo mês consecutivo, o otimismo dos empresários para os próximos seis meses continua elevado.

A CNI explica que a queda dos indicadores se deve possivelmente a uma acomodação após a rápida recuperação dos efeitos da pandemia. “Os índices permanecem em patamares elevados, não só da linha divisória de 50 pontos como de suas respectivas médias históricas”, diz a pesquisa. 

Publicidade

O índice de expectativa para a demanda caiu 1,8 ponto, para 59,8 pontos em novembro. Em relação às compras de matérias-primas, a queda foi de 2 pontos no indicador, que registrou 58 pontos neste mês. Já o índice de número de empregados recuou 0,9 ponto, para 53,5 pontos, e o de exportação também caiu 0,9 ponto, para 53,9 pontos.

A otimismo em alta reflete-se na intenção dos empresários investirem, cujo indicador cresceu pelo sétimo mês consecutivo e já alcançou os níveis registrados antes da pandemia, com 59,3 pontos registrados em novembro. O índice aumentou 2,1 pontos frente a outubro e acumula alta de 22,6 pontos na comparação com abril.

A Sondagem Industrial ouviu 1.870 empresas entre 3 e 12 de novembro deste ano. Dessas, 738 são pequenas, 647 médias e 485 grandes indústrias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.