Economia Programa que ensina como conquistar emprego começa hoje

Programa que ensina como conquistar emprego começa hoje

O 'Elabora', criado pela Prefeitura de São Paulo ajuda no preparo de currículo e ensina métodos de como se destacar em processos seletivos

Programa ensina como se destacar no mercado de trabalho

Programa ensina como se destacar no mercado de trabalho

Começa nesta quarta-feira (4) o programa Elabora, oferecido pela Prefeitura de São Paulo, que tem como objetivo dar dicas e orientações de como conquistar uma oportunidade de emprego. As oficinas de preparo para o mercado de trabalho serão realizadas nas unidades São Miguel, Parelheiros, Pirituba, Santana/Tucuruvi e Central do Cate. 

Leia mais: Não tenho experiência profissional, como diferenciar meu currículo?

A iniciativa, idealizada pela Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, agora terá encontros mensais, atendendo todas as regiões da cidade. 

“No atendimento que realizamos nas unidades do Cate pudemos observar que muitos trabalhadores possuem dificuldades na criação de currículos e até mesmo de se comunicar. Por isso, criamos o Elabora, um programa que dá orientações ao participante que busca uma oportunidade no mercado de trabalho, de modo em que ele amplie as chances de obter sucesso em uma entrevista de emprego ou processo seletivo”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O programa busca desenvolver competências e habilidades do trabalhador que está em busca de uma oportunidade de emprego, como a elaboração de currículos, apresentação pessoal em um processo seletivo e até mesmo aprender a enxergar os próprios pontos positivos e explorá-los no âmbito profissional. Com isso, o Elabora espera aumentar as chances de recolocação profissional dos participantes. 

Os encontros são divididos em duas oficinas temáticas que destacam a importância de se comportar de forma adequada no ambiente de trabalho. A primeira aula acontece das 9h às 10h30, e aborda as habilidades de comunicação para o sucesso profissional, estimulando o participante a descobrir seu potencial e explorar opções de carreira. Além disso, serão ensinados outros fatores como a relação com colegas de trabalho e aprender a receber instruções.

Já a oficina de Currículo e Processo Seletivo, realizada das 11h às 12h30, é focada em orientar qual o formato correto do currículo e sua importância, pois ele é o cartão de visita e a primeira impressão passada ao entrevistador. Ao final das oficinas, o trabalhador é conduzido para o atendimento gratuito do Cate, onde ele pode buscar por oportunidades de emprego e até solicitar uma nova via da carteira de trabalho.

Na quarta-feira seguinte (11), outras cinco unidades do Cate receberão o Elabora. Para participar, basta comparecer uma das unidades e se inscrever utilizando um documento com foto no local. A atividade é gratuita e aberta para todas as idades. 
 

Últimas