Economia Recuperação econômica da Rússia enfrenta novos casos de Covid-19 e inflação

Recuperação econômica da Rússia enfrenta novos casos de Covid-19 e inflação

RUSSIA-ECONOMIA-COVID:Recuperação econômica da Rússia enfrenta novos casos de Covid-19 e inflação

Reuters - Economia

Por Andrey Ostroukh

MOSCOU (Reuters) - A economia da Rússia tem se recuperado de forma robusta nos últimos meses, uma vantagem para as autoridades antes das eleições, mas um aumento abrupto nos casos de Covid-19 e a necessidade de aumentar os juros para combater a inflação estão desafiando um crescimento maior.

Depois de encolher 3% em 2020, sua contração mais acentuada em 11 anos, a economia russa está se recuperando graças a uma retomada da demanda dos consumidores e aos altos preços do petróleo, sua principal exportação, o que levou a uma série de atualizações em suas perspectivas econômicas.

O banco central espera que a economia cresça 3%-4% este ano, apesar de seus três aumentos de juros com o objetivo de conter a inflação alta. Mas uma esperada quarta alta dos juros em julho, para pelo menos 6%, e as perspectivas de empréstimos ainda mais caros podem afetar a atividade empresarial.

A economia atingiu seu nível pré-pandemia em meados deste ano, até a Rússia ser atingida por uma nova onda de casos de Covid-19 atribuídos a uma nova variante altamente infecciosa, a variante Delta.

"As bases estão estabelecidas para que a recuperação continue no terceiro trimestre, mas a última onda do vírus e a possibilidade de um novo aperto das medidas de contenção representam uma importante ameaça", disse a empresa de pesquisa Capital Economics em nota.

(Por Andrey Ostroukh; reportagem adicional de Olesya Astakhova e Gleb Stolyarov)

Últimas