Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reguladores chineses alertam empresas de metais para que mantenham ordem no mercado

CHINA-COMMODITIES:Reguladores chineses alertam empresas de metais para que mantenham ordem no mercado

Economia|

PEQUIM (Reuters) - Reguladores chineses alertaram empresas da indústria de metais para que mantenham "a ordem normal do mercado" durante conversas sobre os significativos aumentos nos preços dos metais neste ano, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) na segunda-feira.

A NDRC, principal planejador econômico da China, junto com o ministério da indústria e as reguladoras de empresas estatais e mercados, tiveram reuniões no domingo com importantes empresas de commodities locais e pediram a elas que não elevem preços.

As conversas vieram após um comunicado do gabinete de governo chinês na quarta-feira em que o governo alertou que agiria para conter aumentos "exagerados" de preços para produtos como cobre, carvão, aço e minério de ferro.

Essas commodities, das quais a China é a maior consumidora global, saltaram neste ano em meio à alta na demanda puxada pela retirada de medidas restritivas associadas à Covid-19 e com estímulos de governos impulsionando o consumo pelo mundo.

Publicidade

O comunicado da NDRC alerta que as empresas não devem se envolver em "conluios" para "manipular preços do mercado" ou de produtos e nem acumular estoques, acrescentando que o aumento de preços foi resultado de vários fatores, inclusive externos, mas também refletiu a especulação excessiva.

A produção e as vendas normais do setor foram afetadas, segundo o órgão estatal.

Publicidade

Os reguladores prometeram fortalecer as fiscalizações dos mercados futuros e à vista, ao mesmo tempo em que reprimem as irregularidades e especulações maliciosas.

Ge Honglin, chefe da Associação da Indústria de Metais Não-ferrosos da China, disse em separado que, embora algumas pessoas afirmem que o salto nos preços foi impulsionado pelo mercado, a maioria acredita que chegou a hora de o governo agir.

Publicidade

"Os aspectos de oferta e demanda dos metais não ferrosos não mudaram e os custos não suportam aumentos de preços tão grandes", disse ele, em comentários na conta da associação no WeChat.

Os preços de commodities industriais na China despencavam nesta segunda-feira, com os futuros do minério de ferro fechando em queda de 5,2%, após chegarem a desabar até 9,5%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.