Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reguladores da UE alertam sobre "bolha de preços" em criptomoedas

Economia|

Por Huw Jones

LONDRES (Reuters) - Moedas virtuais, como o bitcoin, apresentaram claros sinais de uma bolha de preços, e consumidores podem perder todo seu dinheiro, informaram nesta segunda-feira os órgãos reguladores de bancos, títulos e seguros da União Europeia.

Os preços do bitcoin, criptomoeda mais conhecida, subiram mais de 1 mil por cento em 2017, mas já perderam quase metade de seu valor neste ano em meio a crescentes pedidos de repressão regulatória em tais ativos.

Essas moedas virtuais são altamente arriscadas e são produtos não regulados que são inadequados como investimentos, poupanças ou produtos de planejamento de aposentadoria, informaram os órgãos em comunicado conjunto.

Publicidade

Informações para consumidores que querem comprar moedas virtuais são "na maioria dos casos incompletas, difíceis de entender, não informam corretamente os riscos... E podem, então, ser enganosas", alertaram os órgãos reguladores.

"Moedas virtuais como o bitcoin são sujeitas a extrema volatilidade dos preços e mostraram sinais claros de uma bolha de preços. Consumidores comprando essas moedas devem estar cientes de que há um alto risco de que irão perder uma grande quantia, ou até mesmo tudo, do dinheiro investido", disseram.

Publicidade

O alerta foi solicitado pelo vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, que disse no mês passado que o bloco precisa impedir que criptomoedas se tornem um "símbolo para comportamento ilegal".

Haverá um encontro de autoridades-chave e do setor privado muito em breve para discutir a situação a longo prazo para criptomoedas, além das atuais oscilações do mercado, disse.

Na semana passada, a Alemanha e a França pediram para o Grupo das 20 maiores economias, o G-20, discutir uma possível regulamentação de criptomoedas em seu próximo encontro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.