Minha aposentadoria

Economia Retorno de peritos médicos chega a 70% nas agências do INSS

Retorno de peritos médicos chega a 70% nas agências do INSS

 Dos 776 peritos previstos para voltarem ao trabalho nesta sexta-feira, 524 compareceram aos seus postos de trabalho

Parte das agências estão funcionando com horário e serviços reduzidos

Parte das agências estão funcionando com horário e serviços reduzidos

Wagner Souza/ Futura Press/ Estadão Conteúdo - 17.09.2020

O atendimento presencial nas agências do INSS contou com 70% dos peritos médicos que deveriam retomar o trablaho nesta sexta-feira (25). Dos 776 peritos previstos, 524 compareceram aos seus postos de trabalho.

Leia também: INSS vai ligar para segurado para remarcar atendimento nas agências

Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social, foram realizadas, até às 16h, 4.724 perícias presenciais. Esses atendimentos ocorreram em 206 agências com perícia médica no país.

Nesta quinta-feira, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu a liminar que possibilitava o não retorno dos médicos peritos às agências. Com isso, todos os profissionais devem retornar ao trabalho. O corte de ponto dos que não atenderam à convocação também foi autorizado.

A liminar acolhia ação da da ANMP (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais). A entidade questionava as medidas de segurança nas agências contra a covis-19. A ANMP afirmou que vai continuar a realizar as vistorias sanitárias nas agências abertas pelo INSS.

Impasse

A secretaria e o INSS afirmam que as agências liberadas a funcionar foram vistoriadas e atendem aos protocolos de segurança contra a covid-19, tanto de adequação do espaço físico como dos equipamentos exigidos para a segurança no atendimento.

Desde a reabertura de parte das agências na segunda-feira passada (14), os peritos têm se recusado a retomar o trabalho, alegando falta de segurança nos consultórios. O impasse entre a categoria e o governo afeta quase 800 mil pessoas que necessitam do atendimento, muitas vezes com urgência.

Últimas