Minha aposentadoria

Saiba como conseguir a aposentadoria por invalidez 

Instituto Nacional do Seguro Social disponibiliza benefício para pessoas que estão incapacitadas de exercer as funções de trabalho

Aposentadoria por invalidez

Pedir auxílio-doença é o primeiro passo

Pedir auxílio-doença é o primeiro passo

Divulgação/ Previdência Social

A aposentadoria por invalidez é um benefício concedido aos cidadãos incapazes de trabalhar de acordo com a perícia médica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

O primeiro passo é pedir o auxílio-doença, que tem os mesmos pré-requisitos que a aposentadoria por invalidez. A perícia médica é a responsável por determinar se há ou não possibilidade de reabilitação. 

Se não houver, o INSS concede a aposentadoria por invalidez. O benefício é pago até o momento que o segurado for considerado incapaz.

Os principais requisitos para pedir o auxílio-doença são ter contribuído por pelo menos 12 meses, ser segurado, comprovar a doença ou acidente e estar afastado a pelo menos 15 dias do trabalho, no caso dos trabalhadores de carteira assinada. Os 15 dias podem ser corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias. 

Para avaliar a situação da pessoa, o INSS faz perícias a cada dois anos. Apenas os segurados maiores de 60 anos e os maiores de 55 anos com mais de 15 anos de benefício por incapacidade não precisa realizar a perícia.

Os beneficiários que tiverem dúvidas podem entrar em contato pela Central de Atendimento pelo telefone 135 de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

    Access log