Imposto de Renda 2018
Economia Saiba quais documentos é preciso guardar após declarar o IR 2018

Saiba quais documentos é preciso guardar após declarar o IR 2018

Contribuintes devem manter informe de rendimento, cópia do arquivo enviado à Receita e deduções com saúde e educação guardados por 5 anos

Imposto de Renda

Documentos servem para justificar informações

Documentos servem para justificar informações

Getty Images

Os contribuintes que já entregaram ou que ainda vão enviar a declaração de Imposto de Renda deste ano devem estar atentos aos documentos que devem guardar ao final do processo.

O CEO consultoria Wolters Kluwer, Roberto Regente Jr, afirma que é necessário manter pelo período de cinco anos informes de rendimentos, a cópia do arquivo enviado à Receita e os documentos referentes ás despesas dedutíveis, como gastos com saúde e educação.

"Guardar estes documentos é importante para o caso o contribuinte caia na malha fina ou tenha que justificar para a Receita alguma informação que venha a ser questionada ou exigida uma comprovação", destaca Regente.

Regente explica que o período de cinco anos corresponde ao tempo fixado pelo Fisco para o contribuinte apresentar uma declaração retificadora e "evitar correr o risco de alguma multa no futuro".

Apesar de não ser obrigatório, o especialista também diz ser importante manter uma cópia completa do arquivo enviado à Receita com o objetivo de "facilitar as declarações dos anos seguintes".

    Access log