Economia Salvadorenhos saem às ruas para protestar contra adoção do bitcoin

Salvadorenhos saem às ruas para protestar contra adoção do bitcoin

Manifestação ocorre após país decretar lei para incluir a criptomoeda como meio de troca oficial junto com o dólar

Agência EFE
Bitcoin será aceito no comércio de El Salvador

Bitcoin será aceito no comércio de El Salvador

Martin Bureau/AFP - 26.04.2021

Centenas de salvadorenhos saíram às principais ruas de El Salvador nesta terça-feira (7) para protestar contra o uso do bitcoin como forma de pagamento, após entrar em vigor uma lei que permite a partir de agora a circulação da criptomoeda de forma oficial junto com o dólar americano.

Jovens, ex-guerrilheiros e veteranos do Exército de El Salvador, mulheres ativistas e membros de organizações da sociedade civil se concentraram em diversos pontos para depois caminharem até a sede da Assembleia Legislativa.

Os manifestantes levaram cartazes nos quais expressavam repúdio à adoção do bitcoin com mensagens como "basta de corrupção, não ao bitcoin", "não à lavagem de dinheiro corrupto" e "rejeição total ao bitcoin".

Julián Hernández, estudante da Universidade de El Salvador (UES), marcou presença nas manifestações porque, segundo ele, "é necessário dar um fim às ações fascistas e autoritárias do presidente (Nayib) Bukele que apenas buscam tornar os ricos mais ricos e empobrecer ainda mais os vulneráveis".

"Ele [o presidente] pensa que este país é o seu quintal, mas não é. Não vamos deixar que ele nos leve ainda mais à falência com projetos caprichosos como o bitcoin, que só favorecerá alguns", disse o jovem.

El Salvador se tornou nesta terça-feira o primeiro país do mundo a tornar o bitcoin uma moeda de curso legal, juntamente com o dólar americano.

Últimas