Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sentimento da zona do euro atinge máxima de 3 anos; expectativas de inflação aumentam

MACRO-ZONA-DO-EURO-SENTIMENTO:Sentimento da zona do euro atinge máxima de 3 anos; expectativas de inflação aumentam

Economia|

BRUXELAS (Reuters) - O sentimento econômico melhorou mais do que o esperado na zona do euro e atingiu uma máxima de três anos em maio, mostraram dados nesta sexta-feira, com ganhos mais fortes nos serviços, no varejo e entre os consumidores, à medida que os governos aliviaram as restrições de combate à pandemia.

O índice de sentimento econômico da Comissão Europeia subiu para 114,5 pontos em maio, de 110,5 em abril, superando as expectativas de pesquisa da Reuters de uma melhora para 112,1. Foi o nível mais alto desde janeiro de 2018.

O otimismo nos serviços, que representam dois terços da economia da zona do euro, foi o que mais subiu, de 2,2 para 11,3 pontos, muito acima das expectativas de um aumento para 7,5.

O sentimento no setor de varejo aumentou de -3,0 para 0,4, uma vez que muitas lojas reabriram. O sentimento do consumidor aumentou de -8,1 em abril para -5,1, muito acima da média de longo prazo de -11,0. O ânimo na indústria atingiu uma nova máxima histórica e na construção também registrou ganho.

Publicidade

O maior otimismo em relação à economia traduziu-se em expectativas de inflação mais elevadas, com o índice ao consumidor para tendência de preços nos próximos 12 meses subindo de 19,6 para 22,2, acima da média de longo prazo de 18,6.

(Por Jan Strupczewski)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.