Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Softbank perde US$13 bi em valor de mercado com queda de ações de tecnologia

TECH-SOFTBANK-ACOES:Softbank perde US$13 bi em valor de mercado com queda de ações de tecnologia

Economia|

Por Sam Nussey

TÓQUIO (Reuters) - As ações do SoftBank Group caíram quase 3% nesta quarta-feira, ampliando a queda desta semana que reduziu cerca de 13 bilhões de dólares de seu valor de mercado, com os investidores preocupados com a exposição do conglomerado à queda dos papéis de empresas de tecnologia dos Estados Unidos.

O movimento amplia o declínio das ações do SoftBank para 10% desde que fontes disseram à Reuters no final da semana passada que a empresa japonesa fez grandes apostas em derivativos de ações vinculados a empresas de tecnologia.

O presidente-executivo Masayoshi Son disse no mês passado que o SoftBank alocaria em ações o dinheiro de um programa de venda de ativos, mas as transações complexas causaram ansiedade entre os investidores de varejo em uma empresa já amplamente vista como pouco transparente, disseram analistas.

Publicidade

O grupo "precisa proteger a reputação de Masa, certificando-se de que não seja visto como um investidor gigante de curto prazo, o que garantiria um desconto muito maior", escreveu Atul Goyal, analista da Jefferies, em nota, referindo-se ao valor de mercado do grupo ser inferior ao valor de seus ativos.

O SoftBank, que tem um histórico de operações pouco claras com derivativos, não se pronunciou publicamente sobre o assunto.

Publicidade

A aposta em opções de compra pelo grupo, além da compra de ações, que dá acesso a uma quantidade muito maior de ações no papel, é vista pelos analistas como um dos fatores que impulsionou a alta do mercado de ações de tecnologia dos EUA e sua subsequente venda.

"A ideia de que o setor de tecnologia está em uma bolha está ganhando força", disse o analista Kirk Boodry, da Redex Research. Dada a falta de clareza do grupo, a pressão para que venda suas participações deve continuar enquanto as ações de tecnologia dos EUA estão caindo, disse Boodry.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.