Economia SPE tem credibilidade para apontar alta do PIB superior a 2% em 2022, diz Sachsida

SPE tem credibilidade para apontar alta do PIB superior a 2% em 2022, diz Sachsida

MACRO-SACHSIDA-2022:SPE tem credibilidade para apontar alta do PIB superior a 2% em 2022, diz Sachsida

Reuters - Economia

Por Marcela Ayres

BRASÍLIA (Reuters) - O secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, defendeu que as projeções do Ministério da Economia para a atividade econômica estavam corretas em 2019, 2020 e 2021, mesmo quando na contramão das estimativas feitas pelo mercado, e reforçou a crença num desempenho melhor para 2022 que o calculado por economistas.

"Credibilidade se conquista e nós conquistamos a nossa", disse ele, a respeito das contas feitas pela Secretaria de Política Econômica.

A SPE reduziu nesta quarta-feira sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2022 a 2,1%, de 2,5% antes, mas o patamar segue bem mais otimista que o avanço de 0,93% visto por agentes econômicos, segundo boletim Focus mais recente.

Segundo Sachsida, uma diferença fundamental na visão da SPE está na expectativa de absorção de cerca de 5 milhões de novos trabalhadores no mercado de trabalho ao longo dos próximos 12 meses, sendo 3,4 milhões no setor informal.

"Força de retomada do mercado de trabalho nos parece suficiente para garantir crescimento superior a 2% no ano que vem", afirmou ele.

Últimas