Economia Stellantis e Foxconn anunciam parceria em tecnologia automotiva focada em conectividade

Stellantis e Foxconn anunciam parceria em tecnologia automotiva focada em conectividade

AUTOS-STELLANTIS-FOXCONN-PARCERIA:Stellantis e Foxconn anunciam parceria em tecnologia automotiva focada em conectividade

Reuters - Economia

Por Agnieszka Flak

MILÃO (Reuters) - A Stellantis e Foxconn anunciaram nesta terça-feira que planejam criar uma joint venture para fornecer tecnologias automotivas e conectadas em toda a indústria automotiva.

A fabricante de veículos e a montadora de iPhones assinaram um memorando de entendimento não vinculativo para formar a Mobile Drive, uma joint venture sediada na Holanda e com foco em entretenimento informativo, telemática e desenvolvimento de plataforma de serviço em nuvem.

O presidente-executivo da Stellantis, Carlos Tavares, disse que a parceria com a Foxconn é um dos alicerces do plano de negócios do grupo, que se prevê entre o final deste ano e o início de 2022.

"É uma 'obrigação' de nossa direção estratégica futura", disse.

A parceria, entretanto, parece menos extensa do que o mercado esperava, depois que a Fiat Chrysler, agora parte da Stellantis, disse no ano passado que estava planejando formar uma joint venture com a Hon Hai Precision Industry, empresa controladora da Foxconn, para construir carros elétricos e desenvolver veículos conectados à internet na China.

O negócio também deixa em aberto como a Stellantis planeja perseguir um de seus principais objetivos, um relançamento na Ásia, onde atualmente obtém menos de 3% de suas receitas.

O diretor de software da Stellantis, Yves Bonnefont, disse que a decisão de entrar em uma joint venture com a Foxconn foi impulsionada principalmente pela necessidade de agir rapidamente e acessar o melhor conhecimento disponível. Cada empresa terá metade da Mobile Drive.

Nenhum detalhe financeiro da união foi divulgado.

A Mobile Drive vai operar como um fornecedor automotivo, com o objetivo de fornecer sistemas de software e hardware relacionado para a Stellantis e outras montadoras interessadas, disseram as empresas em um comunicado conjunto.

O software desenvolvido incluirá aplicativos baseados em inteligência artificial, comunicação 5G, serviços over-the-air atualizados, oportunidades de comércio eletrônico e integrações de cockpit inteligentes, para conectar software e aplicativos aos sistemas mais amplos do carro.

(Reportagem adicional de Giulio Piovaccari em Milão, Nick Carey em Londres e Gilles Guillaume em Paris)

Últimas