Imposto de renda 2020

Economia Tira-dúvidas do IR 2020: como declarar a atividade rural? 

Tira-dúvidas do IR 2020: como declarar a atividade rural? 

Saiba as regras específicas para tributação da pessoa física da atividade rural. Leitores podem enviar as dúvidas pelas redes sociais do R7

Leitor pode enviar perguntas pelo Facebook do R7

Leitor pode enviar perguntas pelo Facebook do R7

Arte/R7

Assumi um setor da fazenda da família e todo o fluxo de dinheiro desse setor está passando na minha conta pessoal. Devo declarar tudo como receita pessoal? Ou devo separar pessoal da fazenda? Em qual dos dois recolho mais impostos?
(Pergunta enviada pelo leitor JP Gomes)

Existem regras específicas para tributação da pessoa física da atividade rural. O resultado da exploração da atividade rural exercida pela pessoa física é apurado mediante a escrituração do livro-caixa, abrangendo as receitas, as despesas, os investimentos e demais valores que integram a atividade.

A escrituração e a apuração devem ser feitas separadamente, por contribuinte, em relação a todas as unidades rurais exploradas individualmente, em conjunto ou em comunhão em decorrência do regime de casamento.

Quando a receita bruta total auferida no ano-calendário não exceder a R$ 56.000,00, é permitida a apuração mediante prova documental, dispensada a escrituração do livro-caixa, encontrando-se o resultado pela diferença entre o total das receitas e o das despesas/investimentos.

Também é permitido à pessoa física apurar o resultado pela forma contábil. Nesse caso, deve efetuar os lançamentos em livros próprios de contabilidade, necessários para cada tipo de atividade (diário, caixa, razão etc.), de acordo com as normas contábeis, comerciais e fiscais pertinentes a cada um dos livros utilizados.

Ressalte-se que, no caso de exploração de uma unidade rural por mais de uma pessoa física, cada produtor rural deve escriturar as parcelas da receita, da despesa de custeio, dos investimentos e dos demais valores que integram a atividade rural que lhe caibam.

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) disponibiliza o programa aplicativo Livro-Caixa da Atividade Rural para pessoa física que exerça a atividade rural no Brasil ou no exterior, o qual permite a escrituração pelo sistema de processamento eletrônico, no site http://rfb.gov.br.

Fonte: Confirp Constultoria Contábil

*Se você tem dúvidas sobre como fazer o Imposto de Renda, mande sua pergunta por Facebook ou Instagram que o R7 vai responder pelo site.

Últimas