Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Toyota vê queda de 80% no lucro, com impacto de US$14 bi nas vendas de carros por coronavírus

AUTO-TOYOTA-RESULTS:Toyota vê queda de 80% no lucro, com impacto de US$14 bi nas vendas de carros por coronavírus

Economia|

Por Naomi Tajitsu

TÓQUIO (Reuters) - A Toyota disse nesta terça-feira que espera que o lucro caia 80% para o menor nível em nove anos, enquanto a maior montadora do Japão enfrenta o impacto do coronavírus, que minou a demanda global por veículos.

Os danos esperados nos resultados da Toyota destacam como as montadoras terão dificuldade em se recuperar do vírus nos próximos meses, à medida que gradualmente reiniciam as fábricas depois que restrições ao movimento público impediram os trabalhadores de muitos países de se deslocarem.

A Toyota, uma das montadoras mais rentáveis do mundo, espera ser impactada em 1,5 trilhão de ienes (13,95 bilhões de dólares)pela queda nas vendas globais de veículos este ano devido em grande parte ao vírus, mas ainda espera obter um lucro operacional de 500 bilhões de ienes no ano fiscal até março.

Publicidade

"O coronavírus nos causou um choque maior do que a crise financeira global de 2008", disse o presidente da Toyota, Akio Toyoda, em entrevista coletiva transmitida ao vivo.

"Prevemos uma grande queda nos volumes de vendas, mas, apesar disso, esperamos permanecer no patamar positivo. Esperamos nos tornar um líder da recuperação econômica do país."

Publicidade

A Toyota vê seu lucro operacional em queda livre de 2,44 trilhões de ienes no ano fiscal encerrado em março, para seu lucro mais fraco desde o exercício financeiro de 2011/12.

A montadora previu vendas globais de 8,9 milhões de veículos - uma mínima de nove anos - contra 10,46 milhões no ano que acabou de terminar. A empresa espera que as vendas se recuperem para os níveis de 2019 no próximo ano.

Publicidade

Como resultado, alguns analistas veem um corte nas vendas anuais globais de veículos em cerca de um terço em comparação com uma queda de 11% em 2009/10 após a crise financeira global.

No ano fiscal encerrado em março, a Toyota disse que teve um impacto de 160 bilhões de ienes no lucro devido ao vírus, com um corte em vendas anuais de 127 mil veículos, após uma alta recorde de 10,6 milhões no ano passado.

O impacto foi mais forte na América do Norte, onde as vendas caíram 8% durante o trimestre de março, resultando em um prejuízo operacional naquela região.

Apesar da queda nos lucros e do corte acentuado nas margens, a Toyota disse que desembolsará mais de 1 trilhão de ienes em investimentos (capex) e outro trilhão em pesquisa e desenvolvimento, mantendo os gastos praticamente inalterados em relação ao ano passado.

"Não podemos parar de investir no futuro", disse o vice-presidente de operações Koji Kobayashi a repórteres.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.