Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Um quinto dos domicílios não teve renda de trabalho no 1º trimestre

Ipea aponta que 52,5% dos lares estão sem renda ou com renda muito baixa, enquanto a renda média atinge 33,8% das casas

Economia|

Só 2,1% dos lares tiveram renda alta no 1º trimestre
Só 2,1% dos lares tiveram renda alta no 1º trimestre Só 2,1% dos lares tiveram renda alta no 1º trimestre

Pouco mais de um quinto dos domicílios brasileiros viveram sem nenhuma renda obtida com trabalho no primeiro trimestre deste ano, afirmou nesta terça-feira (18) o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

"Hoje, 22,7% dos domicílios não tem nenhuma renda do trabalho, o que é muita coisa. A crise bateu muito forte no mercado de trabalho e mais fortemente no trabalhador menos escolarizado, com emprego de pior qualidade e esse trabalhador tem sofrido mais com a crise", explicou a economista Maria Andréia Lameiras, técnica em planejamento e pesquisa do órgão.

Desemprego de longo prazo cresce 42,4% entre 2015 e 2019

Os domicílios sem nenhuma renda de trabalho foram também os que mais aumentaram em relação ao primeiro trimestre de 2014, quando o mercado de trabalho começou a se deteriorar. Na época, o total de domicílios sem renda era de 19% do total, e a renda mais alta atingia 2,2% dos lares.

Publicidade

Em estudo a partir de micro dados da Pnad Contínua, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Ipea revelou que 52,5% dos domicílios estão sem renda ou com renda muito baixa, enquanto a renda média atinge 33,8% das casas. Por outro lado, apenas 2,1% dos domicílios tiveram renda alta no mesmo período.

Após pedir em semáforo, advogado ganha emprego e pós-graduação

"Isso mostra que o mercado de trabalho é o pior retrato da crise econômica que o Brasil está passando. Estamos saindo da crise, mas muito lentamente, e o mercado de trabalho reage depois da economia como um todo. Hoje a gente tem uma economia que cresce muito pouco, e o emprego tem uma reação ainda mais lenta", explicou Maria Andréia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.