Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Unigel inicia produção de fertilizantes nitrogenados em Sergipe

COMMODS-FERTILIZANTES-UNIGEL:Unigel inicia produção de fertilizantes nitrogenados em Sergipe

Economia|

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Unigel, uma das maiores empresas químicas do Brasil, iniciou a produção de amônia e ureia em sua unidade de fertilizantes nitrogenados em Laranjeiras (SE), arrendada da Petrobras, tornando-se a maior produtora nacional de adubos nitrogenados, informou a companhia em nota nesta segunda-feira.

A planta de Sergipe, uma das duas que foram arrendadas pela petroleira estatal à Unigel, tem capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio.

A outra fábrica de nitrogenados, que ainda não entrou em operação, fica em Camaçari (BA). Ambas foram arrendadas por dez anos, prorrogáveis por igual período.

A companhia reiterou que uma das motivações para o arrendamento "foi a oportunidade de ampliar a presença da Unigel no segmento agro, em que o Brasil ocupa posição de destaque global, mas que, em alguns casos, depende quase que exclusivamente de insumos importados".

Publicidade

"Além de se tornar uma empresa relevante no agronegócio, a Unigel também dá um importante passo na integração da cadeia de valor ao produzir amônia, matéria-prima fundamental para a produção de acrílicos. Com isso, a empresa deixa de depender da importação desse insumo para abastecer o próprio negócio", disse em nota o presidente da Unigel, Roberto Noronha.

Juntas, as duas unidades poderão produzir até 1,15 milhão de toneladas de ureia por ano, o equivalente a um terço da produção de ureia na América Latina em 2019 (3,43 milhões de toneladas), disse a Unigel, citando dados da International Fertilizer Association. Somadas, as fábricas também terão a capacidade de produção de 925 mil toneladas de amônia por ano.

Publicidade

O Brasil importou 7,1 milhões de toneladas de ureia em 2020, disse a Unigel, citando dados oficiais.

Fundada em 1966, a companhia está no Brasil (nos Estados da Bahia, Sergipe e São Paulo) e no México (nos Estados do México, San Luís Potosí e Veracruz).

(Por Marta Nogueira)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.