Economia Unimed Paulistana tem 30 dias para transferir todos os clientes para outra empresa

Unimed Paulistana tem 30 dias para transferir todos os clientes para outra empresa

Operadora fica proibida a partir de hoje de vender qualquer tipo de plano

Unimed Paulistana tem 30 dias para transferir todos os clientes para outra empresa

Empresa enfrenta problemas financeiros desde 2009, segundo ANS

Empresa enfrenta problemas financeiros desde 2009, segundo ANS

Divulgação

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) obriga a Unimed Paulistana a transferir, dentro de 30 dias, todos os 744 mil clientes para outra operadora. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (2).

A medida à qual a empresa está sendo submetida é chamada de alienação compulsória da carteira de beneficiários. A Unimed Paulistana também fica proibida de vender qualquer plano ou produto.

A empresa passa por problemas financeiros desde 2009, segundo a ANS. Sem condições de saná-los, acabou punida. A operadora que quiser assumir a carteira de clientes tem que, segundo a agência, ”possuir situação econômico-financeira adequada e manter as condições dos contratos sem prejuízos aos consumidores”.

“Caso não realize a alienação nesse prazo, a ANS fará uma oferta pública para que operadoras interessadas ofereçam propostas de novos contratos aos beneficiários da Unimed Paulistana”, diz outro trecho da nota divulgada pela agência.

Segundo ranking divulgado pelo jornal Valor Econômico, a Unimed Paulistana era, em 2014, a quarta maior empresa de plano de saúde do País, com ativo total de R$ 1,6 bilhão. Apesar disso, o resultado financeiro anual foi negativo, de R$ 36,6 milhões.

Por volta do meio-dia, a Unimed Paulistana divulgou no Facebook um comunicado sobre o ocorrido e disse que “está trabalhando ativamente para dar completo apoio aos mais de 740 mil clientes”. 

A operadora é obrigada a manter a assistência aos beneficiários durante o processo de transição. A ANS também diz que é preciso manter o pagamento dos boletos em dia para garantir a adesão ao novo plano. Qualquer cliente que tenha dúvidas pode entrar em contato com a ANS pelo telefone 0800 701 9656.

Leia mais notícias de Economia

Em nota, a Qualicorp Administradora de Benefícios informa que já dispõe de alternativas para os cerca de 160 mil beneficiários desta operadora que adquiriram planos de saúde coletivos.

— Cumprindo nosso compromisso de representar os interesses do cliente, a Qualicorp, em conjunto com as entidades de classe parceiras, celebrou um acordo com a Unimed FESP (Federação das Unimeds do Estado de São Paulo) para oferecer a opção de transferência para novos planos, com rede médica, coberturas e preço similares aos planos da Unimed Paulistana, com isenção total de carência. 

A empresa afirma ainda que fará “uma ampla campanha de esclarecimento” para que o cliente possa se informar sobre as opções, escolher a alternativa que melhor atenda às suas necessidades e fazer sua adesão. 

Perdeu algum programa da Record? Assista no R7 Play