Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

VBP do Brasil deve atingir recorde de R$697 bi em 2020, diz ministério

COMMODS-AGRO-VBP:VBP do Brasil deve atingir recorde de R$697 bi em 2020, diz ministério

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Brasil deve atingir 697 bilhões de reais em 2020, alta de 8,6% em relação ao ano anterior e maior nível da série histórica de 31 anos, disse o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.

A pasta destacou que o valor das lavouras tende a apresentar crescimento de 10,4% neste ano, a 462 bilhões de reais, enquanto a pecuária deve apurar avanço de 5,4% na comparação anual, para 234,9 bilhões de dólares.

"As condições climáticas favoráveis na maior parte das áreas produtoras e os preços agrícolas foram decisivos para esses resultados", disse em nota o coordenador geral de Avaliação de Políticas da Informação, José Garcia Gasques.

Mesmo em meio à pandemia de coronavírus, o Brasil tem apresentado resultados fortes de exportação. A soja, principal produto exportado pelo país, teve em abril um recorde mensal de mais de 16 milhões de toneladas embarcadas, por exemplo.

Publicidade

Além da oleaginosa, o ministério também destacou exportações robustas de milho e das carnes suína e de frango do país, citando dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) que indicam que os embarques desses produtos em 2020 superam os níveis dos últimos cinco anos.

A forte demanda externa, especialmente da China, tem se somado à depreciação do real frente ao dólar recentemente, o que eleva o valor de produtos precificados na divisa norte-americana nos termos da moeda brasileira.

Publicidade

"O mercado internacional tem sido o principal responsável por esse resultado", afirmou Gasques, fazendo referência a um desempenho "surpreendente" da pecuária.

Entre as lavouras, o ministério destacou desempenho favorável de produtos como café (alta de 35,4%), trigo (+31,3%), milho (+17,6%) e soja (+16%).

Publicidade

Apenas quatro produtos, segundo a pasta, têm apresentado redução do VBP: algodão em caroço, banana, batata inglesa e uva.

(Gabriel Araújo)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.