Minha aposentadoria
Economia Veja as datas do pagamento das aposentadorias e pensões do INSS em 2016

Veja as datas do pagamento das aposentadorias e pensões do INSS em 2016

Calendário será antecipado para quem recebe um salário mínimo

Veja as datas do pagamento das aposentadorias e pensões do INSS em 2016

Calendário de pagamento do INSS para 2016 já foi divulgado

Calendário de pagamento do INSS para 2016 já foi divulgado

Arquivo/R7

O calendário de pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 2016 começa no dia 22 de dezembro, segundo a regra de antecipação do crédito para os segurados com o final de cartão um a cinco e que recebem um salário mínimo por mês.

Para esses segurados, o pagamento começa nos últimos cinco dias úteis do mês anterior. Os demais segurados receberão sempre nos cinco primeiros dias úteis do mês, de acordo com o final do benefício.  O INSS paga cerca de 32 milhões de beneficiários por mês.

O final do número do benefício é sempre o último algarismo antes do dígito. Todos os benefícios do INSS têm dez algarismos. Por exemplo, para o cartão de benefício número 324.546.767-4, o final é 7. 

Leia mais notícias de Economia

Todos os postos do INSS terão a nova tabela de pagamento a partir da próxima semana. O calendário também será distribuído nos Estados. Para tirar dúvidas sobre a data do crédito, o beneficiário pode ligar para o telefone 135. 

As entidades de aposentados vão pressionar o governo para que a antecipação da primeira parcela do 13º benefício seja feita no pagamento de setembro, que começa a ser creditada no final de agosto. Em 2015, por conta da queda na arrecadação, o INSS pagou a primeira parcela do 13º na folha de outubro. 

A segunda parcela será paga no final de novembro e início de dezembro.