Economia Vendas de soja desaceleram em MT mas seguem acima da média

Vendas de soja desaceleram em MT mas seguem acima da média

COMMODS-GRAOS-VENDAS-MT:Vendas de soja desaceleram em MT mas seguem acima da média

Reuters - Economia

SÃO PAULO (Reuters) - A comercialização da safra de soja 2020/21 em Mato Grosso avançou cerca de 2 pontos percentuais até o fim de dezembro, a um ritmo mais lento do que o visto em meses anteriores, mas atingiu 68,54% da produção esperada e segue acima da média histórica de 50,9% para o período, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira.

Para a temporada seguinte, de 2021/22, cuja oleaginosa será plantada somente em meados de setembro, as vendas avançaram 3 pontos percentuais na variação mensal, para 15,95% da produção estimada. A média de comercialização dos últimos cinco anos é de 0,96%.

Com câmbio favorável, preços em alta e demanda firme, produtores do maior Estado fornecedor de soja do Brasil anteciparam as vendas em relação a anos anteriores. No entanto, incertezas relacionados aos efeitos do clima sobre as lavouras de 2020/21 ligaram um alerta no setor.

"Os produtores ainda estão apreensivos quanto ao desfecho da safra, pois, apesar de as chuvas terem melhorado de dezembro para cá, a maior parte das lavouras se encontra em enchimento de grão, ou seja, sensível às variações climáticas", disse o Imea em boletim à parte, também divulgado nesta segunda-feira.

(Por Nayara Figueiredo)

Últimas