Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

VW tem que reembolsar cliente que comprou carro a diesel financiado alvo de fraude, diz tribunal alemão

AUTOS-VW-DIESEL:VW tem que reembolsar cliente que comprou carro a diesel financiado alvo de fraude, diz tribunal alemão

Economia|

KARLSRUHE, Alemanha (Reuters) - A Volkswagen tem que compensar totalmente os consumidores que contrataram empréstimos para comprar carros a diesel da companhia que foram envolvidos em esquema de fraude da empresa em testes de emissões de poluentes, decidiu um tribunal alemão nesta terça-feira.

O tribunal federal de justiça em Karlsruhe rejeitou recurso da montadora alemã e disse que a companhia tem que pagar 3.300 euros, incluindo o pagamento de juros sobre o empréstimo, a uma cliente que comprou um carro a diesel do grupo em 2013.

"A compradora deve ser atendida como se a compra não tivesse sido concretizada", afirmou o juiz Stephan Seiters.

O caso no mais importante tribunal civil da Alemanha é um dos vários enfrentados pela segunda maior montadora do mundo, enquanto busca encerrar o assunto acerca do escândalo de fraude de testes de emissões de poluentes de motores a diesel, de 2015, apelidado de “Dieselgate”.

Publicidade

A Volkswagen já incorreu em mais de 32 bilhões de euros em custos como resultado do escândalo.

O caso desta terça-feira foi apresentado por uma cliente que comprou um Golf usado com um empréstimo do VW Bank, uma subsidiária da montadora. Depois que o Dieselgate surgiu, ela devolveu o carro, que usava o motor EA 189 envolvido no cerne do escândalo, e reivindicou compensação da montadora.

Publicidade

A Volkswagen, que estava relutante em pagar os juros cobrados sobre o empréstimo, disse que o veredicto desta terça-feira não pode ser aplicado a todas as compras financiadas de veículos.

(Por Ursula Knapp)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.