Economia Yellen faz apelo por imposto mínimo global sobre empresas

Yellen faz apelo por imposto mínimo global sobre empresas

MACRO-EUA-YELLEN-IMPOSTOMINIMO:Yellen faz apelo por imposto mínimo global sobre empresas

Reuters - Economia

WASHINGTON (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta segunda-feira que está trabalhando com os países do G20 para chegar a um acordo sobre uma alíquota mínima global de imposto corporativo, com o objetivo de encerrar uma "guerra fiscal de 30 anos nas alíquotas de imposto corporativo".

Em comentários preparados para o Conselho de Assuntos Globais de Chicago, Yellen disse que também aproveitará sua participação nas reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial nesta semana para avançar em discussões sobre mudança climática, melhorar o acesso às vacinas e encorajar os países a apoiar uma recuperação global forte.

Yellen disse ser importante garantir que os governos "tenham sistemas tributários estáveis ​​que arrecadem receitas suficientes (para investimentos) em bens públicos essenciais e respondam a crises, e que todos os cidadãos compartilhem de forma justa o fardo de financiar o governo".

Separadamente, um funcionário do Tesouro dos EUA disse a repórteres que é importante ter as maiores economias do mundo em acordo sobre um imposto mínimo global para torná-lo real.

O funcionário disse que os Estados Unidos usarão sua própria legislação tributária para evitar que as empresas transfiram lucros ou se tornem domiciliadas em paraísos fiscais e incentivarão outras grandes economias a fazer o mesmo.

(Reportagem de David Lawder)

Últimas