Educação Abstenção: Sete em cada dez inscritos não fizeram o Enem Digital  

Abstenção: Sete em cada dez inscritos não fizeram o Enem Digital  

De acordo com Inep, 71,3% dos candidatos não compareceram para a realização da prova. Pedido de reaplicação vai até o dia 12

  • Educação | Do R7

Entrada dos candidatos para o segundo dia de aplicação do Enem Digital

Entrada dos candidatos para o segundo dia de aplicação do Enem Digital

Tânia Rêgo/Agência Brasil - 07.02.2021

O Enem Digital bateu o recorde de abstenção em sua primeira edição. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 71,3% dos inscritos não compareceram para a realização da prova neste domingo (7), o equivalente a 66.733 candidatos.

Apesar do aumento da ausência em relação ao primeiro dia de aplicação, que registrou 68,1%, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, considera que a prova na versão digital foi um sucesso e pretende estendê-lo para outros exames aplicados pelo instituto.

“Dia de aplicação bastante tranquilo, estamos muito satisfeitos com o resultado. Acho que neste momento estamos reescrevendo a história do Enem, escrevendo mais um capítulo importante. O Inep e o MEC conseguiram mostrar que é possível fazer uma prova digital um exame de larga escala no Brasil”, disse durante a entrevista coletiva transmitida pelo YouTube.

Ainda de acordo com Lopes, o Inep pretende ampliar a oferta para a realização do Enem Digital na edição de 2021. “O futuro agora é de aplicação de provas digitais (...) Estamos muito satisfeitos com o resultado que obtivemos do ponto de vista pedagógico, pela prova que foi feita, do ponto de vista pela logística de aplicação e também pelo sistema que utilizamos”, afirmou.

A previsão é de que a edição deste ano seja realizada entre novembro e dezembro. O candidato que não conseguiu realizar a prova devido a algum incidente logístico ou por apresentar sintomas de covid-19, tem do dia 8 a 12 de fevereiro para fazer o pedido de reaplicação, que será avaliado e divulgado até o dia 15 deste mês.

Últimas