Enem 2021

Educação Aluna de medicina dá dicas de estudo para a reta final do Enem

Aluna de medicina dá dicas de estudo para a reta final do Enem

Ana Laura foi aprovada em uma universidade federal usando a nota do exame; veja o que fazer para se dar bem nas provas

  • Educação | Alex Gonçalves*, do R7

Estudante Ana Laura, aprovada em medicina, dá dicas para o Enem

Estudante Ana Laura, aprovada em medicina, dá dicas para o Enem

Arquivo Pessoal

O primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 será no próximo domingo (21). Nesta reta final, a estudante mineira Ana Laura Oliveira Santos, 23, aprovada em medicina na UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), em Minas Gerais, na última edição do exame, dá dicas de estratégias a serem adotadas nos dias que antecedem a prova. 

Para Ana Laura, o participante deve ter organização para a revisão dos conteúdos, foco e disciplina, e, é claro, um tempo de descanso e lazer.

"Os dias que antecedem a prova são o momento para a revisão dos estudos", diz. Dessa forma, vale a organização de tudo o que foi estudado ao longo do ano. "O estudante deve analisar quais são as suas prioridades, ter disciplina e foco para manter o ritmo de estudo", explica. 

A imagem foi removida

Ainda de acordo com Ana Laura, muita gente se sente perdida na reta final. "Manter o preparo físico e o emocional em equilíbrio é importante para alcançar um bom resultado", afirma.

Outra dica de Ana Laura, relacionada ao alívio da tensão e ansiedade, é humanizar a trajetória do vestibulando. "As pessoas contam que quem passa nos vestibulares não dorme e estuda quase que 24 horas do dia", diz ela. A jovem relata que, quando passou a focar outras áreas da vida pessoal, o rendimento nos estudos ficou ainda melhor. "Não precisa ser um gênio. Assim como eu, todos podem conseguir bons resultados no exame", conclui.

Arte R7

*Estágiario do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas