EAD deve ser alternativa na rede estadual
Arquivo/Agência BrasilOs alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino devem ter aulas a distância neste período de suspensão de atividades desde o dia 16 por causa das ações de combate a disseminação do coronavírus.
A decisão foi tomada pelo Conselho de Educação e medida foi publicada nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial pela Secretaria Estadual de Educação. As atividades online devem ser computadas como dias letivos.
Leia mais: Unesco: metade dos alunos do mundo está sem aula
A proposta dessa medida é garantir as 800 horas de atividades escolares obrigatórias por lei para que se cumpra o ano letivo.
No entanto, a Secretaria ainda estuda uma maneira de implantar uma plataforma de ensino a distância. A ideia é que a plataforma reúna atividades pedagógicas, tarefas e conteúdos que ajudem os professores a avaliar e compor notas aos estudantes. Ainda, existe a expectativa que sejam oferecidas videoaulas com os professores da rede pública.
Leia mais: Coronavírus afeta estudantes brasileiros de intercâmbio
As informações fora dadas pelo Secretário da Educação, Rossieli Soares, em transmissão pelo Twitter. Ele também informou que o Estado busca parceiros para garantir acesso à internet a todos os estudantes.
Leia mais: Aulas suspensas mudam a rotina e criam desafio para as famílias
Outra medida que ainda precisa ser definida é como deverá ser feita a comprovação das atividades realizadas a distância para que sejam contabilizadas como dia letivo.
O secretário avalia se é possível encaminhar material pedagógico impresso, via correio, aos alunos do ensino fundamental.
Aulas suspensas
As aulas foram suspensas nas escolas da rede estadual de São Paulo na segunda-feira (16). A medida foi tomada como ação preventiva de disseminação do coronavírus. Até esta sexta-feira (20) as escolas ainda estarão abertas.
A partir da próxima segunda-feira (23) as aulas ficam suspensas por tempo indeterminado. Haverá, entretanto, a presença de funcionários na secretaria para fazer o atendimento ao público e garantir a rotina de trabalho administrativa das escolas.