Enem 2020

Educação Após problema em sistema, Inep garante reaplicação de Enem digital

Após problema em sistema, Inep garante reaplicação de Enem digital

Candidatos prejudicados por falha neste domingo poderão fazer exame em outra data, assim como quem está com covid

  • Educação | Do R7

Mais de 96 mil candidatos se inscreveram para fazer Enem digital neste domingo

Mais de 96 mil candidatos se inscreveram para fazer Enem digital neste domingo

Fernanda Frasão/Agência Brasil - 31.01.2021

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou na noite deste domingo (31) que candidatos que não conseguiram realizar o Enem digital hoje por problemas técnicos poderão solicitar a reaplicação da prova a partir do dia 8 de fevereiro.

Segundo o comunicado, a segunda chamada do exame vale para quem enfrentou "problemas logísticos", como "desastres naturais, falta de energia elétrica, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação pelo aplicador que incorra em comprovado prejuízo ao participante".

No entanto, cada caso será analisado individualmente. A solicitação deve ser feita entre 8 e 12 de fevereiro por meio da Página do Participante.

Estudantes relataram problemas no sistema ao realizar a prova neste domingo. Alguns não puderam nem mesmo começar o exame. Segundo o Ministério da Educação, 96 mil participantes estavam inscritos para essa modalidade do Enem, que é aplicada pela primeira vez.

Não foi informado, no entanto, o percentual de candidatos prejudicados por problemas técnicos. 

Covid-19

A reaplicação da prova também pode ser requerida por quem teve sintoma ou diagnóstico de covid-19 antes da prova. Será necessário comprovar a situação por resultado de exame ou laudo médico.

"Já quem tiver sintomas ou diagnóstico na semana anterior à segunda prova, agendada para 7 de fevereiro, deve comunicar o Inep, por meio da Página do Participante, entre 1º e 6 de fevereiro, até 12h. A regra vale para as doenças infectocontagiosas previstas em edital", acrescenta a nota.

Últimas